sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Os Arlequins

Para nossa agradável surpresa, enquanto visitávamos a exposição ”Histórias Paralelas “ do artista plástico Torrego, pudemos compartilhar a experiência com o próprio artista e ainda conseguimos roubar um pouco do seu tempo em uma interessante entrevista que você poderá ler agora.

Torrego Art Gallery
Arte na Sacola: Qual a sensação de expor novamente no Brasil e mais ainda em sua própria galeria?

Torrego: Esta exposição concretiza parte dos meus projetos de globalização, sobretudo de semear minha marca e arte, principalmente em uma terra fértil como é o Brasil, podendo juntar em uma única oportunidade dois projetos: a difusão da minha obra e minha galeria.

Não fiz antes, por acreditar que não era o momento, eu não estava preparado para me abrir em minha segunda casa (Brasil). Além disto, são muitas informações sobre minha vida, minhas emoções e meu lado psicológico que foram acrescentadas desde minha ultima individual aqui.

Ruben Torres " Torrego"


AS: Por que Arlequins?

Torrego: Os arlequins representam-me, nos representam. Para mim é a forma mais concreta de representar-me na sociedade e de representar os outros. Mesmo sendo incongruente com a realidade, somos parte de uma brincadeira nesta sociedade, que ao mesmo tempo nos sufoca e nos liberta, somos nossas próprias vítimas e nossos próprios carrascos, nossa aparente humildade torna-se hostilidade ao perceber aquilo que queremos e não somos, ou vice-versa, em uma sociedade onde a beleza é cruel.

AS: Seus arlequins estão diferentes. É possível observar novos elementos em sua composição, o que mudou?

Torrego: Eu mudei, eu começo a enxergar aquilo que não tinha rosto, até eu mesmo, sendo parte ativa desta sociedade e do mundo.

Senti a necessidade de pintar o meu personagem (o arlequim) de um jeito mais real, ao mesmo tempo que o expectador tem o contorno vivo que parece mexer com ele, pelos tons vibrantes e pela repetição, ele também esta sendo observado.

Para mim o fundo repetitivo são padrões de vida, formas de conduta, nossa historia que se repete, o que nos forma , que nos alimenta e que estão ali mesmo sem ser enxergados.

Torrego Art Gallery
Começo também a trabalhar a arte objeto, utilitário, pela necessidade de transmitir com um olhar mais palatável, mostrar que a arte encontra-se em tudo que nos circunda, tudo que nos rodeia pode ser arte se você colocar seu olhar mais intimo e profundo sob a realidade tangível. Deixa de ser minha arte, você pode vivencia-la, entrar nela, toca-la, abraça-la, ela te chama!

Almofadas by Torrego

AS: E a figura feminina também é nova, de onde veio à inspiração?

Torrego: Fazia muito tempo que não trazia as mulheres e as crianças para meu trabalho, desde o surgimento do arlequim a 7 anos. Elas surgem com uma necessidade maternal de abraçar-me e de me colocar de novo na trilha da minha arte e da minha vida pessoal.

AS: Considerando sua experiência com o mercado de artes mexicano, como você compara com o mercado brasileiro?

Torrego: O momento cultural brasileiro é um vulcão esperando explodir. A sociedade brasileira encontra-se cada vez mais flutuante, parte integrante da globalização. O brasileiro ainda não se percebeu como o estrangeiro percebe-o. O brasileiro ainda é medroso, ingênuo frente a arte e ainda precisa trabalhar a cultura de que a arte é um investimento que esta latente em tudo.

Viver com arte não é luxo, nem moda, é uma decisão de investimento, é ser parte ativa de um acervo mundial de expressão, é como ter um livro onde são as palavras que apaixonam e nos acompanham.

"HUG ME" - Técnica Mista sobre couro

No México a arte é algo que nos acompanha desde a escola, o mexicano esta acostumado a investir em arte, você cresce com arte, a necessidade de ser parte da história cultural faz com que haja um volume muito maior de consumo

Serviço:
Exposição “Histórias Paralelas”
Depois de quase oito anos sem apresentar-se de forma individual no Brasil o Artista Mexicano Rubén Torres "TORREGO", apresenta mais de vinte peças de arte, da sua mais recente criação, na exposição "Histórias Paralelas"

Período: de 22/09 a 24/10
Horários de atendimento: seg/sex 11:00 às 18:00 - sab 11:00 às 14:00
Torrego Art Gallery
Rua Bernardino de Campos 329, Campo Belo – São Paulo – SP CEP 04620-001
Telefone : 11-38073805

terça-feira, 25 de setembro de 2012

ART RIO - Você perdeu?

Todos os olhos da arte contemporânea brasileira voltaram-se para o píer Mauá, durante os dias 13 a 16 de setembro. Já em sua segunda edição a feira ARTRIO aconteceu na cidade maravilhosa e com quase uma centena de galerias reunidas.


ART RIO 2012

O evento atraiu uma multidão de pessoas que puderam surpreender-se com uma enorme variedade de galerias, obras e artistas, tanto nacionais como internacionais, nomes como Adriana Varajão, Beatriz Milhazes, Vik Muniz não puderam faltar.
Obra Adriana Varajão

Chamou-nos a atenção a quantidade de composições que reuniam obras de pequeno formato, desde montagens simétricas a estruturas lineares ou arranjos disformes. Somos suspeitos ao enaltecer tal utilização, mas agrada-nos muito ver esta tendência evidenciada, tanto na feira como em revistas de decoração. A revista Casa Claudia em suas duas últimas edições brincou com pequenas obras para mudar o visual de vários espaços.














Para quem pensa que a criançada ficou entediada havia um espaço exclusivo para os pequenos que os incentivava a tornarem-se artistas desde já.

À proporção que o evento tomou não nos surpreende, equiparando-se, senão superando a eventos similares como o ARTBA (Buenos Aires) ou ARTSP (São Paulo).

Stand da Tim
O volume de pessoas que circulavam pelos corredores e o peso dos patrocinadores só reforçou uma mudança de comportamento que já vínhamos observando no carioca, sua avidez por eventos artísticos de qualidade em todas as suas formas de expressão.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Final de Semana Artístico

 Em um final de semana onde a cidade do Rio de Janeiro transpirou arte, não poderíamos deixar passar em branco. Nosso roteiro começou pelo Centro Cultural dos Correios, Centro Cultural do Banco do Brasil e desembocou na ARTRIO 2012!
Os amantes de teatro, TV, boa música e artes plásticas não podem deixar de visitar as exposições abrigadas no Centro Cultural dos Correios durante o mês de outubro.
Vá direto ao segundo andar, onde a exposição Espelho da Arte – A Atriz e seu Tempo nos leva a um tour pela carreira da atriz Regina Duarte, com uma curadoria impecável  do ator e artista plástico Ivan Izzo e  a cenografia assinada por J. C. Serroni os fãs poderão delirar-se.

 

Cenário J. C. Serroni

Já no primeiro piso não deixe de curtir os melhores hits da exposição comemorativa aos 70 anos de gilberto gil  "Gil 70 – 70 anos de vida e 50 anos de vida artística". O ponto alto da exposição são sem dúvida as instalações de diversos artistas que brincam com as sensações dos visitantes embaladas pelos sucessos do cantor.



Por fim no piso térreo as obras da artista plástica Guillaine Querrien são uma agradável surpresa.

Já que você está por ali, dê um pulo na casa França Brasil e divirta-se com um pouco de Waltércio Caldas e encerre seu tour no CCBB, basta uma visita ao hall para o seu dia já ter valido a pena. A instalação do escultor inglês Antony Gormley, chama a atenção desde a criança que dava seus primeiros passos ao senhor de 70 anos que passava por ali. Sua plasticidade e interatividade com o ambiente tornam impossível sair de lá sem pelo menos uma foto.

Adriana Karla Rodrigues (Atriz e Executiva)


Event Horizon - Antony Gormley















Além do material exposto no CCBB, a instalação Event Horizon reúne ao ar livre, no centro da cidade, figuras modeladas em tamanho real, a partir do corpo do artista.


Não pense que esquecemos a feira ARTRIO, este é um capítulo a parte que merece total exclusividade e vamos comentar em breve.

Serviço

Exposição: “GIL 70”

Abertura: 28 de agosto, ás 19h (para convidados)
Visitação: 29 de agosto a 28 de outubro de 2012 – ter a dom, das 12 às 19h – GRÁTIS – Class. Livre

Exposição: “Espelho da Arte – A Atriz e seu Tempo”

Abertura: 21 de agosto, ás 19h30 (para convidados)
Visitação: 22 de agosto a 28 de outubro de 2012 – ter a dom, das 12 às 19h – GRÁTIS – Class. Livre

Exposição: “Fluxos e Relevos”

Abertura: 22 de agosto, ás 19h (para convidados)
Visitação: 23 de agosto a 28 de outubro de 2012 – ter a dom, das 12 às 19h – GRÁTIS – class. livre

Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro) - 2253-1580

Antony Gormley

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro  (21) 3808-2020
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 21h.

Fotografia: Danielle Jacob




sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Definindo Proporções Quadro x Parede

COLUNA ARTE NA PAREDE
Mariana Barbosa

Estudo de Casos: Quartos

Tão importante quanto saber combinar o estilo de uma obra artística ao estilo adotado na decoração é saber inserir uma tela de tamanho proporcional à parede onde estará acomodada e, principalmente, à dimensão do seu ambiente.


Com relação à escolha da dimensão de uma obra para determinado local, deve-se observar a dimensão do cômodo onde ela será exibida: obras maiores precisam de um ângulo de visão maior para que possam ser melhor visualizadas e compreendidas, ficando bem em ambientes com maiores profundidades. Obras menores podem ser contempladas a distâncias menores e muito bem se adequam a ambientes de pequena profundidade.

Os quartos, em geral, são ambientes de proporções não tão grandes, portanto escolher obras de arte de tamanhos médios a pequenos para este cômodo é uma estratégia que terá sucesso.

FIGURA 1

Neste primeiro exemplo, um quarto de bebê onde as dimensões do quarto são bastante reduzidas (largura do quarto em torno de 2,2m) não existem muitas paredes disponíveis para acomodar obras de arte, já que grande parte do espaço foi ocupada por móveis. Para acomodar duas obras de tamanho pequeno foi criado um painel de madeira branco atrás do berço, que serve de pano de fundo (uma espécie de emolduramento) para destacar as peças a serem colocadas. Com isso, as obras deixam o ambiente descontraído e alegre.

FIGURA 2

Por sua vez, neste outro quarto infantil para duas meninas a estratégia projetual, de uma maneira geral, se baseou no princípio da simetria, tanto para os móveis quanto para as obras de arte. Sendo assim, a parede de destaque que acomoda as duas camas foi revestida com papel de parede colorido, e as obras de arte foram centralizadas na cabeceira de cada uma das camas, mantendo uma relação de proporcionalidade com o espaço disponível.

 FIGURA 3

No quarto do rapaz acima foi criado um painel baixo de madeira como cabeceira para o colchão, restando um longo espaço linear acima deste painel. Desta forma, a ideia é ocupar a parede de maneira total com obras de arte. Por ser um ambiente relativamente pequeno, ao invés de se colocar uma obra de grandes dimensões, a estratégia foi inserir várias peças de dimensões menores, estabelecendo, também, uma composição simétrica no ambiente.

FIGURA 4

Já neste quarto para uma jovem, ao invés de se trabalhar com o princípio da simetria, como nos ambientes anteriores, buscou-se uma composição entre móveis e obras de arte de maneira a se complementarem. Assim, foram escolhidos trabalhos circulares, que se inserem em meio a um trabalho de prateleiras, as quais se contrapõem ao trabalho em “zig-zag” que ficaram à direita do ambiente.

FIGURA 5

Neste outro quarto de moça, novamente o princípio de simetria e centralidade foi explorado, com a escolha de um díptico para complementar a decoração, o qual foi posicionado sobre a cabeceira da cama.

FIGURA 6

Finalmente, neste quarto de casal, o princípio da simetria foi utilizado de maneira parcial: optou-se por posicionar obras de arte sobre os criados-mudos, ao invés de posicioná-las sobre a cabeceira, utilizando-se, assim, da simetria. Porém, como os criados-mudos são de dimensões diferentes, optou-se, também, por colocar obras de diferentes dimensões, que ficassem proporcionais aos móveis. Esta estratégia subverte tal princípio, porém cria uma relação de proporcionalidade com os demais objetos ali inseridos.

De uma maneira geral, é importante salientar que as obras de arte devem sempre estar em harmonia com o mobiliário proposto para o ambiente, seja com relação ao seu estilo, seja com relação às suas dimensões. Normalmente, as obras de arte se posicionam centralizadas em relação aos móveis colocados à frente delas ou, alternativamente, com alguma relação de proporcionalidade móvel-obra de arte.

Especificamente para os quartos, observa-se que a parede de destaque do ambiente usualmente acaba sendo aquela onde está posicionada a cabeceira da cama, tornando-a um espaço bastante explorado para a inserção de obras de arte.

Mariana Barbosa Arquitetura.
Rua Padre Agostinho, 1030 -Mercês
80430-050 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33395654

Salão Arte Pará - 2012


O Salão Arte Pará 2012 recebe até 13/09/12 inscrições de artistas brasileiros e estrangeiros residentes em todo território nacional.

As inscrições podem ser realizadas via internet (www.frmaiorana.org.br) ou diretamente na Fundação Romulo Maiorana (Av. Romulo Maiorana, 2473, Bairro: Marco, Belém – Pará, CEP: 66093 055), das 10 às 18 horas, ou remetidas pelo correio.

A mostra dos artistas selecionados ocortre entre 11/10 e 11/12/12, em Belém.

O maior salão de arte do do norte do país irá distribuir prêmios no valor total de R$ 67.500,00, distribuídos da seguinte forma:

R$ 15.000,00 (Quinze Mil Reais) para o Primeiro Grande Prêmio;

R$ 10.000,00 (Dez Mil Reais) para o Segundo Prêmio;

R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais) para o Terceiro Prêmio.



Confira o regulamento:
1. Denominação e Finalidade

1.1. A Fundação Romulo Maiorana, uma instituição privada, sem fins lucrativos, integrante das Organizações Romulo Maiorana, promove, anualmente, o Arte Pará. Iniciativa que visa reunir tendências observadas no campo das artes visuais, bem como a discutir questões estéticas contemporâneas; possibilitando intercâmbio entre regiões e artistas brasileiros. O Arte Pará também se constitui num processo que se integra à educação pública da Região Metropolitana de Belém e dos municípios vizinhos.

2. Inscrição

2.1. A inscrição será no período de cinco (05) de agosto a treze (13) de setembro de 2012 (DATA DE RECEBIMENTO DAS INSCRIÇÕES). A Fundação Romulo Maiorana não se responsabiliza por qualquer atraso na entrega dos dossiês. A inscrição é gratuita e aberta a artistas brasileiros e estrangeiros, legalmente, residentes no país.
2.2. A inscrição será feita em ficha própria ou fotocópia, acompanhada do dossiê do artista. É imprescindível o completo preenchimento da ficha datilografada ou em letra de forma. Só serão aceitas fichas de inscrição assinadas pelo próprio artista ou por procuração.
2.3. O dossiê, com formato máximo de 21x33 cm (tamanho oficio), deverá conter currículo resumido, fotos (recomenda-se formato 20x25 cm), imagens impressas ou fotocópias de três trabalhos ou projetos/maquetes eletrônicas a serem apresentados. As imagens dos trabalhos e projetos deverão ser enviadas em arquivo digital e impresso, contendo neste caso o nome do artista, dimensões da obra, título, material utilizado e ano de execução no verso. Para inscrições na categoria instalação, vídeo ou performance, serão aceitos DVDs. Não serão aceitos slides. Sugere-se que o formato seja para vídeos.
2.4. O artista deverá mandar com as obras inscritas, fotos dos trabalhos em boa resolução, legendas para serem utilizadas no catálogo do Arte Pará 2012. Assim como, autorização para incluir email na ficha técnica.
2.5. O material de inscrição dos artistas não selecionados só será devolvido pelo correio, caso venha acompanhado de envelope selado com valor suficiente para a devolução.
2.6. Só será aceita inscrição de obras inéditas em salões e exposições de Arte.
2.7. Cada artista terá direito a uma (01) inscrição individual, podendo, ainda, participar em projeto coletivo.
2.8. Para trabalho realizado em grupo, um (01) representante assinará a ficha de inscrição. No entanto, os nomes dos demais integrantes devem constar em anexo.
2.9. Deverão ser inscritos, obrigatoriamente, três (03) trabalhos, cabendo as comissões de Seleção e Premiação determinar quais deverão participar da mostra. Dípticos, trípticos e polípticos são considerados obras únicas. Em proposições nas categorias: Ação Urbana, Instalação, Arte Digital e Vídeo serão aceitos até dois (02) trabalhos, sendo selecionados apenas um (01).
2.10. Artistas que inscreverem Ações Urbanas, instalação ou obras que só serão montadas para a abertura, deverão anexar, ao dossiê, os projetos e ou maquetes eletrônicas das mesmas. Esses poderão ser utilizados, também, para reprodução no catálogo em caso de seleção.
2.11. O artista disporá das seguintes medidas máximas para a apresentação dos trabalhos:

• Obras Bidimensionais: 4,20m (quatro metros e vinte centímetros) de largura e 2,00m (dois metros) de altura para as três obras;

• Obras Tridimensionais: 2,20m (dois metros e vinte centímetros cúbicos) de cada peça;

• Instalações: 6m (seis metros cúbicos) de área, com 2,20m (dois e vinte centímetros) de altura, cada instalação;

• Instalação de Parede: 3,00m (três metros) de largura, por 2,00m (dois metros) de altura; Obras que excedem essas especificações não serão aceitas.
2.12. Vídeos e filmes e/ou DVD, unicamente para trabalhos inscritos na linguagem audiovisual deverão conter, no máximo, cinco (05) minutos de duração e devem ser gravados em Looping. Caso selecionado, o artista enviará, obrigatoriamente, duas (02) cópias do trabalho para apresentação. O artista também deverá enviar arquivo de imagens do vídeo para serem empregados em material impresso. O artista também deverá indicar o número de cópias (tiragem) de sua obra em vídeo ou cinema. Neste caso, o artista deverá, EXCLUSIVAMENTE, enviar o seu arquivo, por correio, para a Fundação Romulo Maiorana (Av. Romulo Maiorana, 2473, Bairro: Marco, CEP: 66093 005, Belém – Pará).
2.13. Em todos os casos de proposta de obra envolvendo o uso de equipamentos eletrônicos ou de caráter especial deverão ser fornecidos pelo próprio artista.
2.14. Não serão aceitas obras realizadas com materiais perecíveis ou adulteráveis, que prejudiquem a apresentação de outros trabalhos ou comprometam a integridade física do local, das instituições, dos funcionários envolvidos no Arte Pará e do público, em geral. Recomendamos a não utilização de foamboard, como material de montagem, em função das características climáticas da região e de sua fragilidade; sugerindo a substituição por PVC ou outro suporte de melhor resistência As obras em papel, gravura e desenho deverão vir com suporte apropriado para sua apresentação. A Fundação Romulo Maiorana não se responsabilizará por danos provenientes da utilização do referido material.
2.15. As inscrições deverão ser entregues diretamente na Fundação Romulo Maiorana (Av. Romulo Maiorana, 2473, Bairro: Marco, Belém – Pará, CEP: 66093 055), das 10 às 18 horas, ou remetidas pelo correio. A Fundação Romulo Maiorana adverte aos artistas inscritos para ficarem atentos quanto ao prazo de postagem dos dossiês, uma vez que a Seleção ocorrerá nos dias 15 e 16 de setembro de 2012.
2.16 É vetada, aos membros de Seleção e Premiação, a inscrição no Arte Pará.
2.17. A Comissão Organizadora do Arte Pará rejeitará inscrições que não estejam de acordo com os termos e condições deste Regulamento.
2.18. O ato da inscrição implica, automaticamente, em plena concordância com as normas deste Regulamento.
Inscrição Online
2.19 As inscrições por internet poderão ser realizadas por meio do site da Fundação Romulo Maiorana: www.frmaiorana.org.br , no link, “INSCRIÇÃO ARTE PARÁ 2012”.
2.20 As inscrições por internet estarão abertas até as 23h59 do dia 13 de setembro de 2012.
2.21 Os artistas que optarem em se inscrever, por internet, deverão preencher, integralmente, toda a ficha de cadastro. Caso contrário, a inscrição será invalidada. Concluído o preenchimento do formulário, o artista deverá aguardar o email de confirmação da inscrição com o número de registro para validar a mesma.

2.22 Em caso de dúvida técnica que diga respeito ao envio da inscrição online, o artista poderá contactar o Arte Pará por meio de email: fundrm@oliberal.com.br
2.23 O artista poderá, ainda, enviar os materiais, por internet. Os mesmos deverão ser anexados, no momento da inscrição online.
2.24 Tipos de arquivos permitidos para internet e mídias utilizadas, em anexo, no dossiê (se houver):

• Imagem: BMP, JPG, JPEG, PNG, GIF;

• Texto: PDF, DOC, DOCX, ODT, TXT;
2.25 A somatória dos três (03) arquivos não poderá ultrapassar o limite de 10 MB. Se ultrapassar o limite, a inscrição do artista será invalidada.
2.26 Não serão aceitas inscrições online para a categoria VÍDEO.

3. Seleção

3.1. A seleção e premiação dos trabalhos serão realizadas em etapa única por uma Comissão composta por, no mínimo, cinco (05) membros, nos dias 15 e 16 de setembro de 2012; quando será lavrada a ata da sessão, onde estarão fundamentados os critérios adotados.
3.2 A seleção avaliará os dossiês em que constem: documentação fotográfica, fotocópia, memoriais de projetos, maquetes CDS e DVDs. A Comissão de Seleção poderá ainda eliminar as propostas que não apresentem suficiente clareza do projeto ou que se apresentem inexeqüíveis. Salvo nos casos em que a Comissão de Seleção julgar desnecessário, o artista deve estar presente, por sua conta, para realizar a montagem da obra para o Arte Pará.
3.3 Em sua versão 2012, o júri do Arte Pará selecionará vinte e cinco (25) artistas de todo o Brasil. A equipe curatorial convidará, a seu critério, outros artistas para participarem do Arte Pará.
3.4. O resultado da seleção será publicado no Jornal O Liberal e no Jornal Amazônia do dia 17 de setembro de 2012. Todos os artistas selecionados serão comunicados nos primeiros dias úteis após a seleção. Os demais serão avisados do resultado por correspondência ou por meio do site: www.frmaiorana.org.br Em caso de desistência ou da não localização de um selecionado no prazo máximo de dez (10) dias corridos, a Coordenação e a Comissão de Seleção examinarão a hipótese de cancelar a participação do artista.
3.5 O material de inscrição dos artistas selecionados não será devolvido. O material dos não selecionados será devolvido pelos Correios, desde que contenha, em anexo, envelope e selo para posterior devolução. Fotocópias e catálogos não serão devolvidos. Os dossiês de artistas locais não selecionados deverão ser retirados dentro do prazo de, no máximo, quinze (15) dias corridos: de 17 de setembro a 01 de outubro de 2012, das 10 às 18 horas, na Fundação Romulo Maiorana (Av. Romulo Maiorana, 2473, Bairro: Marco, Belém – Pará, CEP: 66093 005).
3.6. Somente serão expostas as obras selecionadas. Após a seleção, não serão permitidas substituições ou modificações das mesmas.
3.7 Solicita-se, aos premiados em Ação Urbana, o encaminhamento de imagens fotográficas e do projeto para projeção na data da premiação.



4. Transporte

4.1. Os artistas selecionados, não residentes em Belém, deverão enviar suas obras por conta própria, acompanhadas de nota fiscal avulsa (fornecida pela Secretaria da Fazenda de cada Estado) remetida à Fundação Romulo Maiorana; que será encarregada da devolução das obras aos artistas selecionados. Só serão aceitas, obras com a referida Nota Fiscal.



4.2. A devolução das obras dos artistas selecionados no Arte Pará, não residentes em Belém, será de responsabilidade da Fundação Romulo Maiorana, por transporte aéreo ou terrestre. Caso o artista tenha uma transportadora de sua preferência deverá informar à secretaria do Salão e contactar a empresa para retirar os trabalhos na Fundação Romulo Maiorana até 21 de dezembro. A data de encerramento do Arte Pará 2012 é dia 11 de dezembro de 2012.



4.3. Recomendamos que as obras selecionadas sejam acondicionadas em embalagens resistentes (caixa de madeira, tubo de PVC ou similares). Caso seja necessário, com instruções para reembalagens anexadas, uma vez que a devolução será feita com as mesmas embalagens.



4.4. A Fundação Romulo Maiorana, assim como os espaços escolhidos para a exposição Arte Pará 2012 oferecerão condições adequadas para a Mostra. Entretanto, é aconselhável que o artista faça seguro das obras selecionadas, uma vez que a instituição organizadora está isenta de qualquer responsabilidade em caso de eventuais sinistros, inclusive danos às obras.



4.5. O transporte, embalagem e seguro das obras dos artistas convidados serão tratados individualmente com cada um deles.



5. Montagem

5.1. Caberá exclusivamente a comissão organizadora o conceito curatorial e a montagem do Arte Pará, bem como por utilizar a totalidade ou não das obras selecionadas por artista.



5.2. As obras selecionadas serão montadas pela equipe da FRM, exclusivamente nas Salas do Arte Pará.

I – Equipamento e materiais especiais necessários à apresentação da obra serão fornecidos pelo artista, sendo de sua total responsabilidade a operacionalização e orientação detalhada da manutenção. Cabendo ao artista, a reposição imediata de peças e equipamento que apresentarem defeito;

II – Trabalhos selecionados que exijam salas ou montagens especiais só serão exibidos de acordo com a disponibilidade técnica do Arte Pará;

III – Obras que eventualmente tenham sido danificadas durante o transporte para o Arte Pará 2012, só serão expostas se houver tempo hábil para o restauro. E, se a devida cobertura das despesas, for efetuada pelo responsável em tempo hábil;



5.3. O artista selecionado na categoria instalação deverá realizar e acompanhar a montagem no local determinado pela comissão organizadora em data a ser comunicada posteriormente;



5.4. O artista selecionado com Ação Urbana e performance deverá se responsabilizar por qualquer questão legal e operacional de seu projeto;



5.5. O artista selecionado com performance deverá agendar, junto com a comissão organizadora, data e local desta ação.



6. Premiação

6.1. A premiação será realizada por uma comissão composta por, no mínimo, cinco (05) membros, nos dias 15 e 16 de setembro de 2012; quando será lavrada a ata da sessão onde estarão fundamentados os critérios adotados.



6.2. O Arte Pará 2012 conferirá prêmios no valor líquido total de R$ 67.500,00 (Sessenta e sete Mil e Quinhentos Reais), distribuídos da seguinte forma:

1) R$ 15.000,00 (Quinze Mil Reais) para o Primeiro Grande Prêmio;

2) R$ 10.000,00 (Dez Mil Reais) para o Segundo Prêmio;

3) R$ 5.000,00 (Cinco Mil Reais) para o Terceiro Prêmio.



6.3. A Comissão de seleção do Arte Pará 2012 selecionará vinte e cinco (25) artistas. Cada selecionado deverá receber um prêmio no valor de R$ 1.500,00 (Um mil e quinhentos reais), valor destinado para a produção de trabalho e ou despesas decorrentes da participação.



6.4. Os artistas premiados receberão os valores em agência bancária, onde sejam titulares de conta corrente ou conjunta, sendo os devidos impostos recolhidos. Não será aceita conta poupança. O pagamento ocorrerá na data do encerramento do Arte Pará.



6.5. O conjunto de obra premiada será, integralmente, incorporado ao acervo da Fundação Romulo Maiorana com todo o equipamento e material que a compuserem, exceto equipamentos eletrônicos de projeção.



6.6. Somente os artistas inscritos farão jus aos prêmios.



6.7. A Fundação Romulo Maiorana reserva-se o direito de ficar com trinta por cento (30%) do valor recebido com a venda das obras expostas no Arte Pará 2012.



7. Disposições Gerais

7.1 As obras não poderão ser alteradas ou retiradas antes do encerramento do Arte Pará.



7.2 Ao participar do processo seletivo, o candidato, automaticamente, concorda com as normas estabelecidas neste edital e autoriza a Fundação Romulo Maiorana a expor os trabalhos recebidos, reproduzi-los em catálogo, mídia impressa e ou eletrônica; bem como na divulgação do evento.

Os selecionados cedem o direito de uso do nome e das imagens na divulgação e publicação do conteúdo da mostra, de qualquer forma impressa ou televisiva. A autorização para publicação do(s) projeto(s) inscritos é de responsabilidade do autor da inscrição, isentando a Fundação de qualquer ônus relativo à violação de direitos autorais de terceiros.



7.3 O artista selecionado deverá participar da Ação de Desenvolvimento Cultural e Educativa que envolve conversa com os mediadores sobre a obra exposta no Arte Pará e conversa com o público, previamente, agendada.



7.4 As Comissões de Seleção e Premiação atuarão, desde a sua formação até que sejam lavradas e assinadas as respectivas atas; quando serão, automaticamente, extintas.



7.5 As decisões das Comissões de Seleção são irretratáveis e irrecorríveis.



7.6 Ficará a cargo da Comissão organizadora qualquer deliberação posterior à extinção, de seleção e premiação.



7.7. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.



7.8. Após o término da exposição, os trabalhos deverão ser retirados a partir de 12 de dezembro de 2012, caso não haja prorrogação, mediante a apresentação de recibo, fornecido no ato da inscrição. As obras que não forem retiradas dentro do prazo máximo de 30 dias corridos passam a ser propriedade da Fundação Romulo Maiorana.






Mais informações:

Fundação Romulo Maiorana - Belém (PA)

Av. 25 de Setembro, 2.473, Bairro do Marco, tel. (91) 3216-1142.

fundrm@oliberal.com.br

www.frmaiorana.org.br



CRONOGRAMA

Término das inscrições

15 de Setembro de 2012



Abertura da mostra

11 de Outubro de 2012



Término da mostra

11 de Dezembro de 2012

Salão de Artes Plásticas de Praia Grande (SP)



A 19ª edição do Salão da Praia Grande recebe até 22/09/12 inscrições de artistas de todo o Brasil. O Salão destina-se a reunir, fomentar e promover o intercâmbio nas artes visuais, propiciando a reflexão do momento artístico atual.

Premiação:

1º Prêmio: R$ 8.000,00 (oito mil reais);

2º Prêmio: R$ 5.000,00 (cinco mil reais);

3º Prêmio: R$ 4.000.00 (quatro mil reais).

Menção Honrosa: R$ 3.000 (três mil reais)

Confira o edital completo:
1. DENOMINAÇÃO E FINALIDADE

O Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, criado pela Lei Municipal n" 666 de outubro de 1989, com as alterações previstas na Lei n" 1233, de março de 2005, cujo procedimento se dá nos termos da Lei 8666/93 e Normas Complementares, em sua décima nona edição promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo, através da Ação Cultural, integrará as atividades culturais paralelas e reaLizar-se-á no Complexo Cultural Palácio das Artes; A abertura do 19° Salão de Artes Plásticas será às 20 horas do dia 09 de novembro de 2012. O Salão destina-se a reunir, fomentar e promover o intercâmbio nas artes visuais, propiciando a reflexão do momento artístico atual. Participarão do Salão os artistas que tiverem suas obras selecionadas pelo Júri de Seleção e Premi ação.

2. ORGANIZAÇÃO

2.1- O 19º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande será coordenado pela Comissão Organizadora, composta por 01 (um) presidente e mais 04 (quatro) membros nomeados pelo Prefeito da Estância Balneária de Praia Grande;

2.2- A Comissão Organizadora terá como atribuição:

2.3- Planejar, organizar e supervisionar o funcionamento do Salão;

3. PARTICIPAÇÃO

3.1- Poderão participar do 190 Salão de Artes Plásticas de Praia Grande artistas de todo Brasil, maiores de 18 anos;

3.2- Só poderão participar da Seleção das obras:

3.2.1- Originais e inéditas de própria autoria;

3.2.2- Somente serão aceitas inscrições de obras produzidas a partir de 2010, devendo estar datadas.

4. INSCRIÇÃO

4.1- As inscrições são gratuitas e realizadas até 22 de setembro de 2012, no horário das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00, na Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande, pessoalmente ou enviadas pelo correio com data de postagem até 22 de setembro de 2012, limite do período de inscrição;

4.2- Os artistas deverão inscrever 03 (três) obras em apenas uma categoria, seja Desenho, Escultura, Gravura, Pintura, Fotografia ou Objeto.

4.3- As inscrições deverão ser processadas mediante:

4.3.1- O preenchimento de fichas próprias (original ou fotocópia), com letra de forma legível acompanhadas de:

a. O currículo resumido;

b. Depoimento resumido sobre cada obra;-

c. Uma foto ou fotocópia colorida (20x25cm) de cada um dos trabalhos inscritos para o Salão, indicando a horizontal e no verso de cada uma, nome do artista, titulo da obra, técnica, dimensão e ano de execução. Não serão aceitos slides;

d. A seleção para segunda fase será feita através das fotos, sendo o artista responsável peta qualidade das mesmas.

4.3.2- As obras deverão ter no máximo 02 (dois) metros de largura por 1,80 (um e oitenta) metros de altura, e no caso das tridimensionais, a profundidade de 1 ,50 m;

4.3.3- Poderão ser inscritas obras individuais ou coletivas, Para trabalhos realizados em grupo, um representante assinará a ficha de inscrição, devendo o nome dos demais integrantes constar em anexo;

4.3.4- Assinatura de Termo de Doação da obra para a Prefeitura Municipal de Praia Grande no caso de recebimento de prêmio aquisição;

4.3.5- O material de inscrição poderá ser retirado, na Secretaria de Cultura e Turismo até 31 de janeiro de 2013;

4.3.6- É opcional aos artistas inscritos remeter envelope já subscrito e com postagem suficiente para a devolução do material. O material que não for retirado dentro do prazo estabelecido, será descartado pela Secretaria de Cultura e Turismo.

4.4- Não serão aceitas obras com materiais perecíveis ou adulteráveis que comprometam a integridade física do local, do público e dos funcionários;

4.5- O ato da inscrição implica na automática e plena concordância deste regulamento.

5. SELEÇÃO

5. A seleção será feita em duas fases, por um Júri de Seleção e Premiação composto por 03 (três) membros, de reconhecida competência no campo das artes plásticas, indicados pela Comissão Organizadora e nomeados pelo Prefeito da Estância Balneária de Praia Grande na forma de Decreto;

5.1.1- A remuneração do Júri de Seleção e Premi ação será empenhada onerando dotação própria de orçamento vigente;

5.2- A Primeira Fase de seleção será feita a partir do exame das fotos ou fotocópias das obras;

5.2.1- O resultado desta fase será divulgado através da imprensa local, na Secretaria de Cultura e Turismo ou pela internet, pelo site www.praiagrande.sp.gov.br. até 24 de setembro de 2012.

5.3- As obras selecionadas para a Segunda Fase deverão ser entregues na Av. Costa e Silva, 1600, Complexo Cultural Palácio das Artes- Praia Grande – CEP 11704-260, na Secretaria de Cultura e Turismo, até o dia 25 de outubro de 2012, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 13 às 17 horas, em condições de serem expostas, contendo no verso os canhotos de identificação que constam na ficha de inscrição, pessoalmente ou enviadas por correio e/ou transportadoras, respeitando o limite do período de entrega;

5.4- Na Segunda Fase, o Júri de Seleção e Premiação escolherá as obras que participarão do 190 Salão de Artes Plásticas de Praia Grande e, entre estas,

as que serão premiadas.

5.4.1- Os artistas selecionados serão comunicados individualmente e também será divulgado o resultado através da Imprensa local, na Secretaria de Cultura e Turismo e pela Internet, pelo site www.praiagrande.sp.gov.br, a partir do dia 29 de outubro de 2012;

5.4.2- Nesta fase, o conjunto de obras de cada participante poderá ser aceito total ou parcialmente pelo Júri, bem como recusado no todo;

5.5- As obras premiadas, bem como seus autores, serão anunciadas durante a solenidade de abertura do 19o Salão de Artes Plásticas.

5.6-As obras expostas serão exatamente as selecionadas, não sendo permitidas substituições ou modificações das mesmas;

5.7- Os trabalhos selecionados e os não selecionados deverão ser retirados até 10 de fevereiro de 2013:

5.7.1- Em hipótese alguma as obras poderão ser retiradas fora desse prazo;

5.7.2- Fica a cargo da Comissão Organizadora decidir sobre o destino das obras que não forem retiradas dentro do prazo estabelecido.

5.8- Uma vez aceitos os trabalhos selecionados para o 190 Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, é vedado aos artistas retirá-los antes do encerramento da exposição;

5.9- Serão irretratáveis e irrecorríveis as decisões do Júri de Seleção e Premiação;

5.9- Os artistas selecionados terão seus dossiês incorporados ao acervo documental do evento.

6. PREMIAÇÃO



6.1- O Júri de Seleção e Premiação do 190 Salão de Artes Plásticas de Praia Grande atribuirá 03 (três) Prêmios Aquisição, entre as obras selecionadas na Segunda Fase:

10 Prêmio: R$ 8.000,00 (oito mil reais);

20 Prêmio: R$ 5.000,00 (cinco mil reais);

3\' Prêmio: R$ 4.000.00 (quatro mil reais).

Menção Honrosa: R$ 3.000 (três mil reais) - a serem premiados de acordo com o critério do júri de seleção e premiação.

6.1.1- O custo da premiação para os três prêmios aquisição será empenhado onerando dotação própria do orçamento vigente;

6.1.2- Dos valores dos prêmios acima, será retido na fonte o Imposto de Renda.

6.2- As obras contempladas com os prêmios aquisitivos passarão a pertencer ao acervo da Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande, mediante a assinatura do termo de doação contido na ficha de inscrição.

6.3- Outros prêmios poderão ser atribuídos, desde que instituídos pela iniciativa privada, com aquiescência do Júri de Seleção e Premiação;

6.4- Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente da Comissão organizadora com anuência do Secretario de Cultura e Turismo;

6.5- O Júri encaminhará à Comissão Organizadora, a relação dos selecionados e as premi ações, acompanhadas de Ata circunstanciada, lavrada na ocasião do julgamento.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS


7.1- As despesas de envio e retirada das obras correrão por conta do artista;

7.2- As obras não retiradas pessoalmente, somente serão devolvidas mediante o prévio contato do artista com a transportadora de sua escolha, para que a mesma retire as obras do local (dentro do prazo estipulado), com frete já pago pelo artista ou a cobrar do mesmo, no ato do recebimento da devolução;

7.3- A Prefeitura não se responsabilizará por danos que os trabalhos enviados venham a sofrer, cabendo aos artistas segurá-los contra riscos de qualquer natureza, bem como as embalagens que acompanham os mesmos;

7.4- Os membros da Comissão de Seleção e Premiação são vedados a participação do Salão;

7.5- Fica desde logo eleito o Foro do Município de Praia Grande para dirimir quaisquer controvérsias decorrentes do presente;

7.6- A Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande poderá a qualquer tempo, motivadamente revogar ou anular, no todo ou em parte o Concurso, sem que tenham os inscritos direito a qualquer indenização.

Mais informações:

Secretaria de cultura e Turismo de Praia Grande

Boqueirão: av. Presidente Costa e Silva, 1.600, tel. (13) 3496-5707/ 5713. sectur91@praiagrande.sp.gov.br

CRONOGRAMA

Término das inscrições

22 de Setembro de 2012

quinta-feira, 17 de maio de 2012

DEFININDO AS MOLDURAS PARA SUAS OBRAS


COLUNA ARTE NA PAREDE
Mariana Barbosa
A escolha de uma obra de arte para finalizar a decoração de um ambiente deve estar de acordo com o estilo adotado na decoração: a composição dos móveis, adornos e obras de arte devem possuir uma harmonia visual. Da mesma maneira deve ser feita a eleição da moldura que encabeçará tal obra. Uma moldura poderá valorizar ainda mais o trabalho do artista, potencializando seu efeito visual no espaço.
Primeiramente é importante definir em qual parede o quadro será colocado, se ele ficará só ou ladeado por outras obras, enfim, imaginar a composição final da parede. Fazendo esta simulação é importante estar atento à relação entre a dimensão da parede e a dimensão da obra ou das obras a serem colocadas, trabalhando sempre com proporções para que um quadro pequeno não fique “perdido” em uma enorme parede, ou que uma composição muito grande perca sua beleza por ficar “apertada” em um pequeno espaço.
FIGURA 1

A proporção entre a dimensão do quadro e o espaço entre as duas portas ficou harmônico. A utilização de um passe-partout branco evidenciou o colorido da obra, enquanto que a aplicação de uma moldura clássica compôs com o estilo da residência.

Se a obra vai ser colocada sozinha na parede, o mais importante é que a moldura esteja em sintonia com a própria obra: molduras claras tendem a acentuar o colorido das obras, molduras escuras compõe com quadros em tons suaves e neutros. Além disso, deve-se determinar a largura de uma moldura de acordo com a dimensão da parede a ser colocada, já que podemos com esta peça ajustar a dimensão da obra à dimensão da parede. Uma obra pequena pode ser expandida pela colocação de uma larga moldura a fim de ficar proporcional ao espaço de uma parede grande, ou se a obra é pouco menor do que o espaço de parede a que se destina é preciso escolher uma moldura delicada que mantenha uma proporção agradável entre obra e parede.
FIGURA 2
Nesta pequena circulação, foi escolhida uma moldura mais larga para adequar o tamanho da obra à parede. A moldura lisa e de cor branca destacou o colorido das flores, além de imprimir um estilo moderno á obra.

            Se estivermos escolhendo molduras para diversas obras que serão colocadas em composição em uma parede, além de estar atento à composição do quadro com a sua própria moldura temos que nos concentrar em combinar as diferentes molduras dos quadros. Escolher uma mesma moldura para todos os quadros da composição nem sempre dá um bom resultado, o melhor é verificar qual moldura se encaixa em cada quadro e buscar uma harmonia entre as diferentes molduras. 
Composição de paisagens em um ambiente clássico: O quadro da direita foi emoldurado em tom dourado já que o quadro possui tons vibrantes de amarelo. Desta maneira a pintura foi valorizada e compôs com o estilo clássico. Os outros dois quadros da composição foram emoldurados com peças de cores complementares entre si, finalizando a composição.
FIGURA 3

As obras contemporâneas nem sempre requisitam a utilização de molduras. Alguns artistas utilizam a lateral da obra para dar continuidade ao trabalho, já servindo de acabamento final da obra. Outros trabalhos são criados como verdadeiras peças escultóricas com  a sobreposição de formatos e diferentes tamanhos, não tendo a necessidade de serem envoltos por algum tipo de acabamento; ou ainda  outros que são criados com a exploração de recortes geométricos na própria obra, o que dispensa a colocação de uma moldura.
FIGURA 4
 Exemplo de obra contemporânea: a artista Danielle Jacob fez o acabamento lateral do quadro em continuidade com a composição frontal, não sendo necessária a aplicação de moldura. Os tons quentes da obra aparecem em contraste com os outros elementos do ambiente.

 FIGURA 5
Outro exemplo de obra contemporânea onde a artista Patrícia Azoni trabalha com uma composição geométrica em diferentes volumetrias e recortes.

            Enfim, o importante é que a composição moldura-obra tenha um equilíbrio, que a moldura não se sobreponha à própria obra e principalmente que seja um elemento de transição obra-parede, não significando uma homogeneidade, em alguns casos a harmonia se faz necessária, e em outros o contraste.

 FIGURA 6

Nesta gravura contemporânea do artista Rodrigo de Haro,  a moldura composta por “passe-partout” branco e filete preto da continuidade ao trabalho nestas mesmas cores. A borda preta contrasta com o fundo claro da parede.

Mariana Barbosa Arquitetura.
Rua Padre Agostinho, 1030 -Mercês
80430-050 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33395654

Paulo Byron, nosso boêmio


Conhecer um pouco da trajetória de nossos artistas ajuda-nos a conhecer um pouco mais de sua obra e da inquietude que acomete todo artista.
Este mês nosso artista entrevistado é Paulo Byron.
Vocação descoberta, de certa forma tardia, nos impressiona por seus traços e a força de suas obras. Em 2006, por força de uma cirurgia nosso artista ficou preso à cama e começou a aprimorar a brincadeira de menino. Esta brincadeira hoje nos maravilha. Confira a entrevista completa!
Arte na Sacola: Qual sua inspiração? 
Paulo Byron:  É o cotidiano, as pessoas comuns, o lazer, a simplicidade, meus temas são da década de cinquenta, que considero mais romântica, mais pura, mais verdadeira na verdade das ações, dos desejos e do conviver.
AnS: Qual é o item mais indispensável em seu atelier?  
 PB: O silêncio
"Carrinho de Latas" - Acrílica sobre tela - 30 x 40 cm

AnS: Você enxerga a arte como sua principal atividade ou é apenas um hobby?
PB: Não sei fazer algo pela metade, ainda mais arte. Dedico 18 horas por dia para estudos, desenhos e pinturas; tenho sempre de cinco a dez obras em andamento nas mais diversas fases, não obrigatoriamente as faço simultaneamente, mas estão em criação.
AnS: Você já teve o chamado “apagão criativo?”
PB:  Sim, todos temos, mente quem nega isso, assusta mas é normal, não sabemos como acontece nem o porque, quando acontece, enterro-me nos estudos.
AnS:Você considera-se autodidata ou fez algum curso? 
PB:  não, não fiz curso, estudo muito de quatro a seis horas dia, ou na internet ou nos livros, troco muitas informações com colegas e faço muitas experiências na prática, em testes de materiais e misturas.
AnS: Quando você pinta, geralmente você já imagina o resultado final ou conforme vai  fazendo, o pensamento muda? 
 PB:  planifico o resultado, direitinho, o mais acadêmico possível (no sentido de distribuição dos elementos na tela, das cores e suas nuances), mas nem sempre é possível manter uma regra fixa pré determinada, pintar antes de tudo tem que ser um exercício de liberdade. sem liberdade e impossível haver criação.
AnS: Você possui alguma técnica especial?
PB:  Minha técnica é tentar captar lembranças, sem disfarces, sem regras rígidas, nas figuras e no movimento.
AnS: Antes de começar uma pintura você faz um croquis ou vai direto à tela? 
PB: Sempre faço um croqui, criação não quer dizer oportunismo, voluntariedade, impulso, mas quer dizer que na arte 20% é criação e os outros 80% são de puro trabalho e suor. Vejam os croquis e desenhos dos grandes mestres.
"Vontade" - Acrílica sobre tela - 30 x 40 cm

AnS: Qual foi a primeira apresentação pública de seu trabalho?
PB:  No Salão de Arceburgo, por insistência de um querido amigo, me inscrevi e fui premiado com Medalha de Bronze, até hoje me recordo da emoção vívida.
AnS: Já recebeu algum prêmio? Qual?                 
PB: Já recebi inúmeros prêmios medalhas de ouro, prata e bronze, tenho obras em museus, mas o maior prêmio considero a emoção do observador enlevado perante uma obra minha, isso é muito mais gratificante, a emoção sincera de um observador anônimo e sincero, inesquecível.
AnS: Você acredita que o Brasil é um país onde dá pra viver somente de arte?
PB:  Acredito, mas para tanto tem que conquistar o reconhecimento sobre o seu trabalho, e isso requer muito trabalho e muito estudo, não cai do Céu.
AnS: Você acredita que a concorrência está grande? 
PB:  Acredito sim, mas o crivo está fechando, a verdadeira arte esta voltando a ocupar seus espaços merecidos.
AnS:  Você costuma visitar exposições de arte?
PB:  Sim, já visitei muito mais, porém o tempo esta me tornando mais seletivo, pois se for atender a todos os convites, fica impossível. Hoje selecionamos as visitas quanto a curadores, que na realidade deveriam ser os responsáveis pelo que expõem, e visitamos muitas exposições de artistas amigos e conhecidos para constatar as novidades que revelam.
AnS:    Paulo é figura carimbada nas exposições de seus amigos, ele e a sua adorável esposa estão sempre agraciando os amigos com suas críticas e visitas.
AnS: Você acha que ainda temos gênios na pintura e não apenas os do passado?
PB:  Claro que temos, temos os gênios verdadeiros e os gênios de mercado, fabricados pelo mercado e pela mídia,  não é difícil separa-los.
"Então vejamos" - Acrílica sobre tela - 30 x 40 cm

AnS: Como você vê as tecnologias digitais?
PB:  Interessantíssimas, muito válidas, mas somente como meio auxiliar, porém acredito; constrangedoras da criação e liberdade, a aptidão para o traço, para a criação fica meio contida, mas se sobrepõe sempre.
AnS:    Qual a maior experiência de vida que você já teve?
PB:    Não sei como explicar, mas acredito que a cada dia tenho a maior experiência de vida, num amanhecer, anoitecer, numa chuva, no olhar singelo de uma criança, numa frase zangada, num riso espontânea, ora a maior experiência de vida é VIVER !
AnS: Você coleciona alguma coisa? também?
PB: Sim, coleciono amigos sinceros; difícil....
AnS: Qual sua ultima aquisição? 
PB:  Uma amiga muito querida, como disse acima coleciono amigos sinceros.
AnS: O que você sugere para quem quer começar a pintar / tirar fotos?
PB:  acredito que para começar a pintar, deve-se primeiro aprender a desenhar, o desenho é a base, partir para a pintura antes de desenhar, é colocar a carreta á frente dos bois, sobretudo procurar uma orientação sincera de um artista competente.
AnS: Você já recebeu alguma crítica que lhe fez querer parar de fazer arte?
PB: Não, considero que sempre estamos aprendendo e as críticas por mais ferozes e ou injustas sempre acrescentam algo, basta saber interpreta-las.
AnS: Existe alguma pergunta que não foi feita que você gostaria de responder?
PB: Sim, sempre fica algo, posso perguntar a minha esposa? Ela está sempre a meu lado e me orienta muito bem, o que faço de errado são a revelia dela....
AnS: E baixinha é brava! Ao Arte na Sacola só cabe agradecer ao artista e pedir que ele continue a compartilhar seus trabalhos maravilhosos com todos nós!
Paulo Byron, Danielle Jacob e Elida Dias

Prêmio Brasil Fotografia

REGULAMENTO

O Prêmio Brasil Fotografia é destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. A ação curatorial propõe a apresentação de ensaios e séries fotográficas que elaborem uma reflexão na qual a fotografia, independentemente de temas preestabelecidos, traga à tona a diversidade de abordagens possíveis que reflita a história social e estética do olhar contemporâneo.

1 – PARTICIPAÇÃO POR INSCRIÇÃO

1.1 Categorias de inscrição 

Ensaios Fotográficos – Para ensaios ou séries que formem um conjunto entre oito e doze imagens sobre o mesmo tema caracterizando uma linguagem fotográfica de cunho autoral, seja com ênfase no documentarismo ou no experimentalismo. Não há restrição quanto à forma de captação de imagem ou aos métodos de pós-produção. Nesta categoria serão privilegiados trabalhos impressos em algum tipo de papel. 
Pesquisas Contemporâneas – Para trabalhos que reflitam a metalinguagem e as fronteiras da representação pela fotografia, em imbricação com suportes e linguagens variados tais como vídeo, gravura, instalação, ocupação urbana, arte eletrônica, etc., desde que a fotografia still (estática) esteja claramente presente nos trabalhos. 
Serão analisados trabalhos já finalizados ou projetos de obras ainda não viabilizados, desde que possam ser desenvolvidos e exibidos até agosto de 2012.

1.2 Inscrição 

1.2.1. Ensaios Fotográficos 

1.2.1.1. Serão aceitos ensaios fotográficos em cor ou em preto e branco, obrigatoriamente impressos – com no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) fotografias no formato máximo de 40 cm do lado maior, com margem ou não. No caso do trabalho conter dípticos, deverá ser contabilizado como duas obras. 

1.2.1.2. O artista deverá indicar qual a dimensão final de cada fotografia no caso dela vir a participar da exposição. 

1.2.2. Pesquisas Contemporâneas 

1.2.2.1. Serão aceitos trabalhos em formatos variados, tais como DVD, CD, PDF, projeto escrito e qualquer outra mídia, tanto para uma série quanto para peças únicas, desde que a forma apresentada seja 
o suporte de finalização do trabalho. 

1.2.2.2. Os projetos ou trabalhos apresentados em DVD, CD ou outras mídias e suportes devem conter as especificações de softwares ou outras referências técnicas e conceituais quepossibilitem sua leitura. 

1.2.3. Em ambas as categorias devem constar nos trabalhos (no verso das fotografias ou na embalagem do DVD, por exemplo) o pseudônimo do autor, o título e ano de realização da obra, além da categoria da inscrição (modelo anexo ao regulamento). Somente na ficha de inscrição (modelo anexo) deverá constar o 
nome completo e o pseudônimo. Este procedimento objetiva a não-identificação do autor no momento da seleção. 

1.2.3.1 Havendo uma sequência pré-definida, o artista deverá enviar esquema enumerando as imagens. 

1.2.3.2 Todos os trabalhos enviados deverão obrigatoriamente estar acompanhados de um breve texto sobre os conceitos, objetivos e técnicas do trabalho apresentado, um currículo resumido, além de data e local de nascimento. Esse conteúdo não deverá exceder o tamanho de duas folhas de papel no formato A4 impressas apenas de um lado. 
O detalhamento da sequência do ensaio quando houver descrição e/ou desenho da montagem, outras especificações técnicas que o autor julgar necessárias, além da escala real das obras, poderão estar em folha A4 suplementar anexa. 

1.2.3.3. As inscrições de imagens digitais captadas por celular devem ser enviadas exclusivamente por via eletrônica. Encaminhar em único e-mail 2 (dois) arquivos: 1 (um) arquivo contendo até 8 (oito) imagens e o pseudônimo do autor em jpeg, gif ou bmp (limite máximo 500kb), além da referência do celular utilizado; 1 (um) arquivo com a ficha de inscrição contendo nome completo, pseudônimo do autor e demais itens solicitados no modelo anexo ao regulamento. 

Registrar o nome completo e pseudônimo na ficha de inscrição.

Os interessados poderão inscrever um ensaio por categoria. 

1.3. Para onde e quando enviar a inscrição: 

Espaço Cultural Porto Seguro 

Avenida Rio Branco, 1489, térreo, Campos Elíseos. 

01205-905 – São Paulo – SP 

Enviar a inscrição via postal ou entregar pessoalmente, de segunda a sexta- feira, das 10h às 17h, no período de 11 de abril a 18 de maio de 2012; sábado e domingo, dias 19 e 20 de mao de 2012, das 9h às 13h.A data limite da postagem (carimbo dos Correios) é o dia 19 de maio de 2012. 

As inscrições de imagens digitais captadas por celular devem ser enviadas até as 23h do dia 20 de maio de 2012, exclusivamente por via eletrônica, pelo e-mail: fotocelular@premiobrasilfotografia.com.br

2- PARTICIPAÇÃO POR INDICAÇÃO

Prêmio Brasil Fotografia Especial – Aquisição Um Colégio Eleitoral – formado pelos premiados, selecionados e participantes das Comissões de Premiação das edições anteriores do Prêmio Porto Seguro Fotografia – indicará fotógrafos que tenham ensaios relevantes em seu percurso criativo. 

A Comissão de Premiação 2012 escolherá um único vencedor, entre os mais votados pelo Colégio Eleitoral e os inscritos no Prêmio Brasil Fotografia 2012. 

Prêmio Brasil Fotografia Revelação – Aquisição Destinado a um fotógrafo iniciante, inscrito nas categorias previstas neste regulamento, que tenha apresentado um conjunto singular de obras. 

3- COMISSÃO DE PREMIAÇÃO 

A Comissão de Premiação 2012 é composta por Cildo Oliveira, artista visual; Eder Chiodetto, curador e pesquisador; Fabiana Bruno, professora; Geórgia Quintas, professora; Simonetta Persichetti, crítica e professora. 

4- PRÊMIOS 

A Comissão de Premiação outorgará: 

1 Prêmio Brasil Fotografia Especial – Aquisição no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais).

2 Prêmios Brasil Fotografia – Aquisição no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). 

1 Prêmio Brasil Fotografia Pesquisas Contemporâneas – Aquisição no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). 

1 Prêmio Brasil Fotografia Revelação – Aquisição no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

5- DISPOSIÇÕES GERAIS 

Os prêmios em dinheiro apresentam o valor bruto e estão sujeitos à tributação, conforme legislação em vigor na data da entrega. Os artistas premiados participarão de mostra coletiva no Espaço Cultural Porto Seguro em São Paulo, no período de agosto a setembro de 2012. 

Os participantes receberão via Correios, no endereço indicado na ficha de inscrição, os resultados de sua participação. Os resultados da premiação serão divulgados pela imprensa e internet entre julho e agosto de 2012. 

A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá também nesse período, juntamente com a abertura da mostra dos trabalhos premiados. 

É vetada a participação de qualquer funcionário ou parente, até terceiro grau, dos membros da Comissão de Organização, Comissão de Premiação ou patrocinadores. 

Não serão aceitas inscrições de trabalhos ou projetos premiados em outros concursos. 

Os premiados ficam obrigados a fornecer para o Espaço Cultural Porto Seguro cópia de longa permanência dos trabalhos ou dos resultados dos projetos vencedores, no formato a ser combinado com a Comissão de
Organização. Esses trabalhos integrarão o Acervo Prêmio Brasil Fotografia. As imagens premiadas serão incorporadas ao Acervo Prêmio Brasil Fotografia e poderão ser utilizadas pelo Instituto Porto Seguro exclusivamente em projetos culturais e na divulgação do Prêmio Brasil Fotografia, sem qualquer pagamento ao autor, seja a que título for.Os artistas não selecionados que optarem pela devolução dos seus trabalhos deverão enviar, junto com a inscrição, uma embalagem apropriada, previamente identificada e paga à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, além de autorização de próprio punho, para que o 

Espaço Cultural Porto Seguro providencie a devolução (preenchimento na ficha de inscrição). 

As obras não selecionadas poderão também ser retiradas no Espaço Cultural Porto Seguro – Avenida Rio Branco, 1489, térreo, Campos Elíseos, 01205-905 – São Paulo – SP, de segunda a sexta-feira, no período de 2 a 6 de julho de 2012, das 10h às 17h; e no sábado, dia 7 de julho de 2012, das 9h às 12h. 

Após este prazo, todas as fotografias não retiradas serão destruídas. As decisões da Comissão de Premiação são soberanas, sendo facultada a alteração de categoria, a concessão de menções honrosas e a 
não-concessão de prêmios. 

A inscrição no Prêmio implica a aceitação do presente regulamento