sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Definindo Proporções Quadro x Parede

COLUNA ARTE NA PAREDE
Mariana Barbosa

Estudo de Casos: Quartos

Tão importante quanto saber combinar o estilo de uma obra artística ao estilo adotado na decoração é saber inserir uma tela de tamanho proporcional à parede onde estará acomodada e, principalmente, à dimensão do seu ambiente.


Com relação à escolha da dimensão de uma obra para determinado local, deve-se observar a dimensão do cômodo onde ela será exibida: obras maiores precisam de um ângulo de visão maior para que possam ser melhor visualizadas e compreendidas, ficando bem em ambientes com maiores profundidades. Obras menores podem ser contempladas a distâncias menores e muito bem se adequam a ambientes de pequena profundidade.

Os quartos, em geral, são ambientes de proporções não tão grandes, portanto escolher obras de arte de tamanhos médios a pequenos para este cômodo é uma estratégia que terá sucesso.

FIGURA 1

Neste primeiro exemplo, um quarto de bebê onde as dimensões do quarto são bastante reduzidas (largura do quarto em torno de 2,2m) não existem muitas paredes disponíveis para acomodar obras de arte, já que grande parte do espaço foi ocupada por móveis. Para acomodar duas obras de tamanho pequeno foi criado um painel de madeira branco atrás do berço, que serve de pano de fundo (uma espécie de emolduramento) para destacar as peças a serem colocadas. Com isso, as obras deixam o ambiente descontraído e alegre.

FIGURA 2

Por sua vez, neste outro quarto infantil para duas meninas a estratégia projetual, de uma maneira geral, se baseou no princípio da simetria, tanto para os móveis quanto para as obras de arte. Sendo assim, a parede de destaque que acomoda as duas camas foi revestida com papel de parede colorido, e as obras de arte foram centralizadas na cabeceira de cada uma das camas, mantendo uma relação de proporcionalidade com o espaço disponível.

 FIGURA 3

No quarto do rapaz acima foi criado um painel baixo de madeira como cabeceira para o colchão, restando um longo espaço linear acima deste painel. Desta forma, a ideia é ocupar a parede de maneira total com obras de arte. Por ser um ambiente relativamente pequeno, ao invés de se colocar uma obra de grandes dimensões, a estratégia foi inserir várias peças de dimensões menores, estabelecendo, também, uma composição simétrica no ambiente.

FIGURA 4

Já neste quarto para uma jovem, ao invés de se trabalhar com o princípio da simetria, como nos ambientes anteriores, buscou-se uma composição entre móveis e obras de arte de maneira a se complementarem. Assim, foram escolhidos trabalhos circulares, que se inserem em meio a um trabalho de prateleiras, as quais se contrapõem ao trabalho em “zig-zag” que ficaram à direita do ambiente.

FIGURA 5

Neste outro quarto de moça, novamente o princípio de simetria e centralidade foi explorado, com a escolha de um díptico para complementar a decoração, o qual foi posicionado sobre a cabeceira da cama.

FIGURA 6

Finalmente, neste quarto de casal, o princípio da simetria foi utilizado de maneira parcial: optou-se por posicionar obras de arte sobre os criados-mudos, ao invés de posicioná-las sobre a cabeceira, utilizando-se, assim, da simetria. Porém, como os criados-mudos são de dimensões diferentes, optou-se, também, por colocar obras de diferentes dimensões, que ficassem proporcionais aos móveis. Esta estratégia subverte tal princípio, porém cria uma relação de proporcionalidade com os demais objetos ali inseridos.

De uma maneira geral, é importante salientar que as obras de arte devem sempre estar em harmonia com o mobiliário proposto para o ambiente, seja com relação ao seu estilo, seja com relação às suas dimensões. Normalmente, as obras de arte se posicionam centralizadas em relação aos móveis colocados à frente delas ou, alternativamente, com alguma relação de proporcionalidade móvel-obra de arte.

Especificamente para os quartos, observa-se que a parede de destaque do ambiente usualmente acaba sendo aquela onde está posicionada a cabeceira da cama, tornando-a um espaço bastante explorado para a inserção de obras de arte.

Mariana Barbosa Arquitetura.
Rua Padre Agostinho, 1030 -Mercês
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