sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Os Arlequins

Para nossa agradável surpresa, enquanto visitávamos a exposição ”Histórias Paralelas “ do artista plástico Torrego, pudemos compartilhar a experiência com o próprio artista e ainda conseguimos roubar um pouco do seu tempo em uma interessante entrevista que você poderá ler agora.

Torrego Art Gallery
Arte na Sacola: Qual a sensação de expor novamente no Brasil e mais ainda em sua própria galeria?

Torrego: Esta exposição concretiza parte dos meus projetos de globalização, sobretudo de semear minha marca e arte, principalmente em uma terra fértil como é o Brasil, podendo juntar em uma única oportunidade dois projetos: a difusão da minha obra e minha galeria.

Não fiz antes, por acreditar que não era o momento, eu não estava preparado para me abrir em minha segunda casa (Brasil). Além disto, são muitas informações sobre minha vida, minhas emoções e meu lado psicológico que foram acrescentadas desde minha ultima individual aqui.

Ruben Torres " Torrego"


AS: Por que Arlequins?

Torrego: Os arlequins representam-me, nos representam. Para mim é a forma mais concreta de representar-me na sociedade e de representar os outros. Mesmo sendo incongruente com a realidade, somos parte de uma brincadeira nesta sociedade, que ao mesmo tempo nos sufoca e nos liberta, somos nossas próprias vítimas e nossos próprios carrascos, nossa aparente humildade torna-se hostilidade ao perceber aquilo que queremos e não somos, ou vice-versa, em uma sociedade onde a beleza é cruel.

AS: Seus arlequins estão diferentes. É possível observar novos elementos em sua composição, o que mudou?

Torrego: Eu mudei, eu começo a enxergar aquilo que não tinha rosto, até eu mesmo, sendo parte ativa desta sociedade e do mundo.

Senti a necessidade de pintar o meu personagem (o arlequim) de um jeito mais real, ao mesmo tempo que o expectador tem o contorno vivo que parece mexer com ele, pelos tons vibrantes e pela repetição, ele também esta sendo observado.

Para mim o fundo repetitivo são padrões de vida, formas de conduta, nossa historia que se repete, o que nos forma , que nos alimenta e que estão ali mesmo sem ser enxergados.

Torrego Art Gallery
Começo também a trabalhar a arte objeto, utilitário, pela necessidade de transmitir com um olhar mais palatável, mostrar que a arte encontra-se em tudo que nos circunda, tudo que nos rodeia pode ser arte se você colocar seu olhar mais intimo e profundo sob a realidade tangível. Deixa de ser minha arte, você pode vivencia-la, entrar nela, toca-la, abraça-la, ela te chama!

Almofadas by Torrego

AS: E a figura feminina também é nova, de onde veio à inspiração?

Torrego: Fazia muito tempo que não trazia as mulheres e as crianças para meu trabalho, desde o surgimento do arlequim a 7 anos. Elas surgem com uma necessidade maternal de abraçar-me e de me colocar de novo na trilha da minha arte e da minha vida pessoal.

AS: Considerando sua experiência com o mercado de artes mexicano, como você compara com o mercado brasileiro?

Torrego: O momento cultural brasileiro é um vulcão esperando explodir. A sociedade brasileira encontra-se cada vez mais flutuante, parte integrante da globalização. O brasileiro ainda não se percebeu como o estrangeiro percebe-o. O brasileiro ainda é medroso, ingênuo frente a arte e ainda precisa trabalhar a cultura de que a arte é um investimento que esta latente em tudo.

Viver com arte não é luxo, nem moda, é uma decisão de investimento, é ser parte ativa de um acervo mundial de expressão, é como ter um livro onde são as palavras que apaixonam e nos acompanham.

"HUG ME" - Técnica Mista sobre couro

No México a arte é algo que nos acompanha desde a escola, o mexicano esta acostumado a investir em arte, você cresce com arte, a necessidade de ser parte da história cultural faz com que haja um volume muito maior de consumo

Serviço:
Exposição “Histórias Paralelas”
Depois de quase oito anos sem apresentar-se de forma individual no Brasil o Artista Mexicano Rubén Torres "TORREGO", apresenta mais de vinte peças de arte, da sua mais recente criação, na exposição "Histórias Paralelas"

Período: de 22/09 a 24/10
Horários de atendimento: seg/sex 11:00 às 18:00 - sab 11:00 às 14:00
Torrego Art Gallery
Rua Bernardino de Campos 329, Campo Belo – São Paulo – SP CEP 04620-001
Telefone : 11-38073805

Nenhum comentário:

Postar um comentário