terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Criando uma identificação com suas obras

COLUNA  ARTE NA PAREDE
Mariana Barbosa

          Com esta coluna inicio um novo trabalho na área de arquitetura de interiores, onde procurarei ajudar os apreciadores de arte a inserir obras no espaço arquitetônico de forma harmoniosa, segundo alguns critérios de estética em que me baseio para desenvolver projetos de interiores.
Além disso, gostaria de fazer com que os usuários deste blog possam buscar uma nova forma de dialogar com as obras de arte, visto que toda obra de arte tem a prerrogativa de causar sensações, gerar sentimentos, inspirações e significados diversos a cada um que a aprecia.
Sem Título - Artista Marinice Costa

Desta maneira, acredito que ao comprar uma obra de arte, o indivíduo deva identificar-se com tal. Existem obras que, ao apreciarmos, imediatamente nos causam algum tipo de sensação: admiração, surpresa, reflexão, questionamento... É a partir desta situação que encontramos a identificação indivíduo-obra, seja por nos remeter a algum lugar ou fato especial já vivenciado, seja por nos causar prazer visual sem qualquer explicação consciente.
Sendo assim, ao colocar em seu espaço arquitetônico a obra escolhida por algumas das razões citadas acima, além de estar enriquecendo esteticamente seu espaço, você estará transportando a ele suas vivências, seus interesses e até mesmo as suas memórias.
Considerando que os espaços arquitetônicos, assim como as obras de arte nele inseridas, tem o poder de comunicar o estilo de ser de seu usuário - arrojado ou conservador, alegre ou sóbrio, dinâmico ou estático -  fica aqui uma dica para a escolha de obras de arte não só para os espaços residenciais, mas também para os espaços corporativos:  procure obras de arte que simbolizem seu estilo pessoal ou a filosofia de sua empresa, a fim de atrair pessoas que se identifiquem com tais características por intermédio de seu apelo visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário