segunda-feira, 26 de março de 2012

HALL DE ENTRADA: ESTILO ALIADO À ARTE

COLUNA  ARTE NA PAREDE
 Mariana Barbosa 

Apesar de na maioria das vezes ser de tamanho reduzido, o Hall de Entrada de sua casa ou apartamento é um  espaço de intenso uso no dia a dia. É um espaço de passagem e transição para outros espaços, e onde recebemos familiares e amigos com muito entusiasmo, sempre procurando dar-lhes boas vindas, seja para festejar uma data especial, seja para receber alguém para um papo íntimo e discreto.
Uma obra de arte aplicada neste espaço sempre será notada por ser o primeiro espaço experimentado em uma unidade residencial. Assim sendo, devemos aplicá-la em concordância com a ambientação requisitada para o espaço. Os espaços arquitetônicos, além de possuírem funções específicas no nosso cotidiano, tem o poder de nos causarem experiências sensoriais através dos diferentes sentidos percebidos pelo corpo humano (visão, audição, olfato, tato). Esta experiência tridimensional do espaço é influenciada pela sua volumetria, dimensões, cores, iluminação e texturas, que são o resultado formal da concepção espacial idealizada.
Colocarei aqui alguns estudos de caso, onde se criam diferentes atmosferas na ambientação de um Hall de Entrada. No primeiro caso, a intenção é de proporcionar uma atmosfera de aconchego. Para alcançar tal objetivo, pode-se utilizar alguns revestimentos naturais, tais como madeira e pedra, a fim de cobrir o espaço com diferentes texturas, ou ainda lançar mão do uso de papeis de parede, os quais conferem uma textura mais aveludada às superfícies. As cores utilizadas podem ser em tons pastéis tanto para o revestimento de pisos como de paredes. Ao inserir uma obra de arte neste espaço, esta será uma extensão visual dos outros elementos que o compõem, pela utilização de obras que possuam a mesma gama de cores utilizadas nos revestimentos de pisos e paredes do ambiente, podendo ser um tema abstrato com cores suaves; obras com paisagens; ou elementos florais – a natureza sempre nos traz a sensação de paz e aconchego. Como toque final, procure destacar a obra com uma iluminação pontual e suave, conseguida com o uso de spots direcionáveis para lâmpadas AR70.
fonte: http://www.simplesdecoracao.com.br/2011/07/ideias-para-decoracao-do-hall/ 
 Em um segundo exemplo de ambientação para Hall de Entrada, mostrarei a criação de um espaço que possua um ar contemporâneo, que cause alguma surpresa ao visitante. Neste caso, procure trabalhar com cores claras e texturas mais lisas e brilhantes nos revestimentos de piso e parede. Materiais industrializados como chapas  metálicas, vidro e  porcelanatos aliados à pintura epóxi podem criar esta atmosfera. Sendo assim, a obra de arte atua como elemento surpresa do ambiente, seja por possuir cores vibrantes, seja por conter diferenciadas volumetrias e efeitos. A finalização do espaço se dará com a utilização de uma iluminação mais expressiva, aliando os spots direcionáveis para lâmpadas AR70 (que dão destaque às obras de arte) à  fitas de LED em uma iluminação indireta embutidas em um forro de volumetrias diversas ou nichos de  parede. Desta maneira você estará levando a este pequeno espaço  tecnologia e inovação, resultando em uma atmosfera despojada.
Espaço projetado pela arquiteta Patrícia Azoni 


Enquanto que nos espaços residenciais utilizamos as obras de arte como elemento de destaque da ambientação de um Hall de Entrada, nos espaços corporativos muitas vezes estas são utilizadas como elemento complementar da decoração. Na realidade, em um Hall Corporativo procura-se transmitir o “espírito” da empresa através do apelo visual de sua logomarca. Esta acaba se tornando o elemento de destaque do espaço, gerando uma unidade visual entre a sede empresarial e as diferentes mídias em que é divulgada na sociedade: papelaria, totens, outdoor, etc. Neste sentido, as obras de arte ali inseridas não podem concorrer com tal apelo visual, mas tornarem-se peças auxiliares de comunicação visual.

Espaço projetado pela arquiteta Mariana Barbosa para Laboratório LB 

Espaço projetado pela arquiteta Mariana Barbosa para Laboratório LB

quinta-feira, 22 de março de 2012

Pinheiros

Lançamento da Reedição do livro Pinheiros está revisada e ampliada! O evento aconteceu dia 18 de março na Galeria de Arte Solar do Rosário junto com exposição das obras! A exposição ficará até o dia 08 de abril o livro está a venda na Livraria Solar do Rosário

O Arte na Sacola esta representado com vários artistas entre ela Leslie Jacob.


sexta-feira, 2 de março de 2012

IX SALÃO DE ARTES da ACADEMIA BRASILEIRA DO MEIO AMBIENTE


ACADEMIA BRASILEIRA DO MEIO AMBIENTE
Fundada em 14 / 05 / 2001
Av. N. Sra. de Copacabana, 748 - Gr. 803 - Tel. 2522-2035
Prezado Artista,
A Presidente da ACADEMIA BRASILEIRA DO MEIO AMBIENTE, Comendadora Dra NILZA ATHAYDE LIEH, tem o prazer de convidá-lo para participar do 9º Salão de Artes Plásticas da Academia Brasileira do Meio Ambiente, que se realizará no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana. no período de 28 de MARÇO a 12 de ABRIL de 2012 em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.
Para que o Salão tenha sucesso é fundamental sua participação, assim encaminhamos o Regulamento abaixo com as datas previstas, esperando contar com sua presença, prestigiando e abrilhantando as comemorações do Meio Ambiente.

REGULAMENTO DO 9º SALÃO DE ARTES DA ABMA - 2012
TEMA LIVRE e a Valorização do MEIO AMBIENTE NO MUNDO.
O Salão está aberto a todos os Artistas Plásticos de toda e qualquer parte do território nacional, civis ou militares, na modalidade de PINTURA (ACADÊMICA, CONTEMPORÂNEA OU DECORATIVA) - ARTE NO PAPEL (DESENHO, AQUARELA, GUACHE, NANQIM) - ESCULTURA, INSTALAÇÃO e OUTROS.
As telas deverão ter a medida máxima de 1.00m x 1.00m, com ou sem moldura e devem estar com arame para serem penduradas. As Esculturas ou similar, com altura máxima de 0.80cm.

INSCRIÇÃO E ENTREGA DAS OBRAS: Será feita no período de 21 a 24 de Março de 2012 – de 4ª à 6ª feira de 10 às 16 horas - Sábado – 24 de Março de 10 às 14hs - no Forte de Copacabana - Posto 6 – RJ.
Taxa de Inscrição: R$ 120,00 (Cento e vinte reais) p/ uma (01) Obra e R$ 180,00 (cento e oitenta reais) p/ duas (02) obras.
Artistas de outros Estados, enviar as Obras até o dia 23 de março , acompanhadas do pagamento com cheque nominal à Vera Figueiredo ou quantia correspondente ou recibo de depósito bancário efetuado no Banco do Brasil, conta corrente nº 83.499-8 - Agência 3094-5 de Vera Figueredo / Elza Figueiredo para : Rua Visconde de Abaeté, 103 - casa – Vila Isabel – RJ - CEP: 20551-080
JULGAMENTO: Será feito em seção reservada, com Membros do meio Artístico e Cultural, sendo conferidos os seguintes Prêmios: Troféu Destaque - Troféu Criatividade – Medalhas de Ouro, Prata, Bronze e Menções Honrosas, Premiação da ALAP e do MHEx e Forte de Copacabana na categoria Ouro, Prata e Bronze. Todos os artistas receberão o Certificado de Participação.
EXPOSIÇÃO: Estará aberta ao público de 28 de março a 12 de abril / 2012, de 3ª feira à Domingo, de 10 às 18hs.
PREMIAÇÃO: Será no dia 09 de ABRIL 2 ª Feira , às 17 horas , no Auditório Santa Bárbara, seguido de Coquetel no Salão de Exposições Temporárias do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana.
As Obras serão RETIRADAS dias 13, 14 e 16 de ABRIL, no mesmo horário, IMPRETERIVELMENTE. Após este prazo sem justificativa, serão enviadas ao acervo do Forte de Copacabana .
MAIORES INFORMAÇÕES: Vera Figueredo - Cel. (21) 9966-3547 - Email: verafigueredo@uol.com.br
Atenciosamente
Com. Vera Figueredo, Curadora do Salão de Artes 

XIII Concurso de Artes Plásticas

Em continuidade a um projeto iniciado em 1999/2000, o Goethe-Institut Porto Alegre promove este ano o XIII Concurso de Artes Plásticas Contemporâneas visando a incentivar, difundir e integrar as manifestações de artistas contemporâneos, selecionando os projetos/trabalhos que serão expostos na galeria e em outros espaços físicos de nosso prédio no ano de 2012.