COLUNA ARTE NA PAREDE
Apesar de na maioria das vezes ser de tamanho reduzido, o Hall de Entrada de sua casa ou apartamento é um espaço de intenso uso no dia a dia. É um espaço de passagem e transição para outros espaços, e onde recebemos familiares e amigos com muito entusiasmo, sempre procurando dar-lhes boas vindas, seja para festejar uma data especial, seja para receber alguém para um papo íntimo e discreto.
Uma obra de arte aplicada neste espaço sempre será notada por ser o primeiro espaço experimentado em uma unidade residencial. Assim sendo, devemos aplicá-la em concordância com a ambientação requisitada para o espaço. Os espaços arquitetônicos, além de possuírem funções específicas no nosso cotidiano, tem o poder de nos causarem experiências sensoriais através dos diferentes sentidos percebidos pelo corpo humano (visão, audição, olfato, tato). Esta experiência tridimensional do espaço é influenciada pela sua volumetria, dimensões, cores, iluminação e texturas, que são o resultado formal da concepção espacial idealizada.
Colocarei aqui alguns estudos de caso, onde se criam diferentes atmosferas na ambientação de um Hall de Entrada. No primeiro caso, a intenção é de proporcionar uma atmosfera de aconchego. Para alcançar tal objetivo, pode-se utilizar alguns revestimentos naturais, tais como madeira e pedra, a fim de cobrir o espaço com diferentes texturas, ou ainda lançar mão do uso de papeis de parede, os quais conferem uma textura mais aveludada às superfícies. As cores utilizadas podem ser em tons pastéis tanto para o revestimento de pisos como de paredes. Ao inserir uma obra de arte neste espaço, esta será uma extensão visual dos outros elementos que o compõem, pela utilização de obras que possuam a mesma gama de cores utilizadas nos revestimentos de pisos e paredes do ambiente, podendo ser um tema abstrato com cores suaves; obras com paisagens; ou elementos florais – a natureza sempre nos traz a sensação de paz e aconchego. Como toque final, procure destacar a obra com uma iluminação pontual e suave, conseguida com o uso de spots direcionáveis para lâmpadas AR70.
fonte: http://www.simplesdecoracao.com.br/2011/07/ideias-para-decoracao-do-hall/ |
Em um segundo exemplo de ambientação para Hall de Entrada, mostrarei a criação de um espaço que possua um ar contemporâneo, que cause alguma surpresa ao visitante. Neste caso, procure trabalhar com cores claras e texturas mais lisas e brilhantes nos revestimentos de piso e parede. Materiais industrializados como chapas metálicas, vidro e porcelanatos aliados à pintura epóxi podem criar esta atmosfera. Sendo assim, a obra de arte atua como elemento surpresa do ambiente, seja por possuir cores vibrantes, seja por conter diferenciadas volumetrias e efeitos. A finalização do espaço se dará com a utilização de uma iluminação mais expressiva, aliando os spots direcionáveis para lâmpadas AR70 (que dão destaque às obras de arte) à fitas de LED em uma iluminação indireta embutidas em um forro de volumetrias diversas ou nichos de parede. Desta maneira você estará levando a este pequeno espaço tecnologia e inovação, resultando em uma atmosfera despojada.
Espaço projetado pela arquiteta Patrícia Azoni |
Enquanto que nos espaços residenciais utilizamos as obras de arte como elemento de destaque da ambientação de um Hall de Entrada, nos espaços corporativos muitas vezes estas são utilizadas como elemento complementar da decoração. Na realidade, em um Hall Corporativo procura-se transmitir o “espírito” da empresa através do apelo visual de sua logomarca. Esta acaba se tornando o elemento de destaque do espaço, gerando uma unidade visual entre a sede empresarial e as diferentes mídias em que é divulgada na sociedade: papelaria, totens, outdoor, etc. Neste sentido, as obras de arte ali inseridas não podem concorrer com tal apelo visual, mas tornarem-se peças auxiliares de comunicação visual.
Espaço projetado pela arquiteta Mariana Barbosa para Laboratório LB |
Espaço projetado pela arquiteta Mariana Barbosa para Laboratório LB